segunda-feira, 9 de março de 2009

Transportador Rotacional de Barcos

ESCÓCIA

Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação

Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que mais não é que um carrossel de água enorme.

Esta ideia extraordinária ficou concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh

Inicialmente existiam 2 canais:

- o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk,  ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia.

- o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.

Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de11 comportas e 1 torre rotacional.

Este é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo.

Tem dois braços e cada braço forma um tipo de tina enorme cheia de água.

Os barcos entram nas tinas (superior e inferior), e então o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º.

Cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.

Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedesportanto o seu pesoestá sempre equilibrado.


Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e accionar todo o sistema de rotação,  existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de1,5 kWh em cada manobra completa .

O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos.

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